quinta-feira, 13 de novembro de 2014

DEBATE DE HOJE - VIOLÊNCIA

 A violência permanece devido à falta de cultura em Direitos Humanos


O sociólogo brasileiro Emir Sader fez nesta sexta-feira (13) a palestra de abertura do Debate 8: Cultura em Direitos Humanos, ao lado da cabo-verdense Zelinda Cohen e da somaliana Deco Aden Mohamed.
Emir Sader destacou os avanços sociais dos países da América Latina, mas criticou a violência que ainda permanece. Citando especificamente Brasil e Venezuela, o sociólogo reconheceu a ampliação dos direitos econômicos de imenso contingente populacional, beneficiado pelo Bolsa Família, mas criticou a violência crescente, especialmente contra jovens da periferia.
"O governo brasileiro faz um importante trabalho para a redução da desigualdade, mas por outro lado as condições de violência pioraram", disse, citando trabalhadores paraguaios e bolivianos submetidos a condições análogas a de escravo em São Paulo.
O sociólogo atribui essa violência à falta de uma cultura em Direitos Humanos, que, segundo ele, está associada à ausência de um sistema educacional e midiático que privilegiem os valores democráticos. "É preciso fazer chegar um conteúdo pautado pelos Direitos Humanos ao mesmo grupo populacional que recebe o Bolsa Família. Hoje, se você perguntar a um desses apresentadores de programas sensacionalistas sobre direitos humanos, a pergunta nem fará sentido a ele".
Segundo Emir Sader, os meios de comunicação de massa privilegiam um modo de vida que estimula o consumismo e eleva o dinheiro ao patamar mais elevado da sociedade. "Ou seja, quem não dinheiro não existe para o sistema capitalista. E quem não existe não tem direitos humanos", afirmou.

COMENTEM SOBRE O ASSUNTO O QUE VOCÊ ACHA DA VIOLÊNCIA ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário